Inicio » » FELIZ DIA DOS PROFESSORES

FELIZ DIA DOS PROFESSORES

Written By Centro Acadêmico de Ciências Econômicas on quarta-feira, 15 de outubro de 2014 | 13:38

Desde os primórdios do convívio social o homem enxergou a necessidade de diversificar as atividades por ele executadas para que, assim, pudesse obter melhores condições no meio em que vivia. A partir daquele momento essa busca por melhorias passou a ser traçada principalmente através do crescimento das atividades e, mesmo após a implementação da ciência econômica, o crescimento continuou a representar a melhoria das condições de um povo.
A implantação e o desenvolvimento do sistema capitalista mostrou, porém, que o crescimento não era suficiente para a melhoria das condições de vida. Dadas as particularidades do mesmo o crescimento não era socializado, ocasionando desigualdade social.
Foi a partir de então que a crítica ao modelo levou à criação de uma nova concepção de desenvolvimento da qual o crescimento econômico era apenas parte de um conjunto de fatores necessários. Para que de fato uma nação apresentasse um processo de desenvolvimento o crescimento econômico deveria estar atrelado necessariamente à melhoria do padrão de vida do seu povo medido a partir de indicadores como saúde e educação e sintetizados em instrumentos como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Nesse processo o investimento na ampliação e melhoria da educação combinado com a criação de tecnologia – esta última dependente da primeira – são fundamentais. O caso mais recente e expressivo do sucesso desse modelo pode ser encontrado na Coréia do Sul: com uma economia letárgica há poucos anos o país investiu pesado na educação de seu povo e, hoje, colhe os frutos desse investimento com a produção e exportação de bens de consumo duráveis de alta tecnologia e com o significativo aumento dos índices que medem a qualidade de vida de seu povo.
E é com essa análise do papel crucial da educação para o desenvolvimento que queremos homenagear aquele que é um dos principais personagens desse processo: o professor.
Tendo a missão de promover o processo educacional, por meio do qual a sociedade evolui, ousamos chamá-lo “profissional do futuro” e agradecemos pelos relevantes serviços prestados para a formação de uma sociedade mais equânime, justa e desenvolvida.

0 comentários :

Postar um comentário

Anterior Proxima Página inicial