Inicio » , » Livro: O Setor Elétrico Brasileiro e a Sustentabilidade no Século 21: Oportunidades e Desafios

Livro: O Setor Elétrico Brasileiro e a Sustentabilidade no Século 21: Oportunidades e Desafios

Written By Centro Acadêmico de Ciências Econômicas on sexta-feira, 27 de março de 2015 | 09:07

O Setor Elétrico Brasileiro e a Sustentabilidade no Século 21: Oportunidades e Desafios 

Marina Silva
Célio Bermann
Philip M. Fearnside
Brent Millikan
Ricardo Baitelo
Oriana Rey
Paula F. Moreira
Roberto Kishinami
 Equipe do ISA



       Esta publicação traz o resultado da primeira etapa do esforço conjunto de um grupo de pesquisadores e organizações socioambientais voltado para a análise critica e a elaboração de propostas de políticas públicas para setor elétrico brasileiro, à altura dos desafios do século 21. esta iniciativa conjunta surgiu originalmente da constatação de que os questionamentos sobre a viabilidade social, econômica e ambiental de barragens controversas como Belo monte precisavam ser complementados por argumentos convincentes sobre a existência de melhores alternativas de políticas públicas para o setor elétrico.1
           Os atuais integrantes desse grupo incluem: instituto Socioambiental (iSa), Greenpeace Brasil, amigos da terra – amazônia Brasileira, rios internacionais (international rivers) – Brasil, amazon Watch, instituto democracia e Sustentabilidade, assim como os pesquisadores colaboradores prof. célio Bermann do instituto de eletrotécnica e energia da uSp e prof. philip m. fearnside, instituto nacional de pesquisas da amazônia - inpa.
A primeira parte da publicação traz considerações sobre o contexto atual e cenários do setor elétrico brasileiro, com textos do célio Bermann e paula franco moreira.  A segunda parte tem como enfoque a situação atual e desafios para o aumento da eficiência elétrica no Brasil, com textos do roberto Kishinami e Oriana rey.
           Na terceira parte da publicação, phillip fearnside e Brent millikan analisam os impactos sociais e ambientais de hidrelétricas na amazônia Brasileira, atual foco da expansão da oferta de energia nos planos governamentais. além disso, Oriana rey apresenta considerações sobre políticas de análise de risco e salvaguardas socioambientais no financiamento de hidrelétricas, enquanto a equipe do instituto Socioambiental comenta sobre os impactos socioculturais das hidrelétricas para o povo indígena enawenê-nawê.
A quarta parte da publicação tem como enfoque as fontes renováveis alternativas, trazendo um texto de ricardo Baitelo sobre o estado atual e oportunidades para a expansão da energia solar e eólica no Brasil.
          Com o lançamento desta publicação, os membros deste grupo esperam contribuir para  o debate entre governo e sociedade sobre oportunidades e desafios para o setor elétrico brasileiro, abordando questões chave como o aumento da eficiência energética, o papel da energia em padrões de produção de consumo, avaliação integrada das dimensões social, econômica e ambiental dos empreendimentos, melhor aproveitamento de fontes renováveis alternativas e a democratização de políticas públicas. 



>Download<

0 comentários :

Postar um comentário

Proxima Página inicial